sexta-feira, 27 de março de 2009

DC e Twitter pegam o ônibus

O diario.com.br fez hoje sua primeira experiência de reportagem usando o Twitter. O repórter Roberto Saraiva, da redação do site do Diário Catarinense, usou a ferramenta para contar ao vivo aos internautas a experiência de tomar um ônibus entre os terminais urbanos do Centro e Sul da Ilha, em Florianópolis, no primeiro dia de testes de um novo corredor exclusivo para o trasporte coletivo da cidade.

Roberto fez o trajeto com um celular à mão, postando no Twitter a partir do aparelho. Uma equipe do Hora de Santa Catarina — irmão mais novo do DC, de perfil mais popular — foi junto, fazendo a cobertura tradicional para os dois jornais. Ao mesmo tempo, o motorista da equipe fez o trajeto de carro.

Os leitores acompanharam pelo Twitter a experiência do repórter e as mudanças de última hora no sistema. No final, os membros da equipe de reportagem que fizeram o trajeto de carro e de ônibus chegaram ao mesmo tempo ao terminal do Sul da Ilha. Conclui-se que houve ganho de tempo, então, na viagem de ônibus.

O site do Diário Catarinense já usava o Twitter como uma espécie de RSS mais seletivo, avisando aos leitores-seguidores do perfil do DC sobre a publicação das notícias e conteúdos mais interessantes no site.

Hoje, a iniciativa dos repórteres Roberto Saraiva e Rodrigo Dalmônico (também do diario.com.br, que ficou na redação como apoio, e já usava o twitter para comentários sobre jogos de tênis em seu blog, o Deixadinha), avançou no uso do Twitter como ferramenta de reportagem.

Outras experiências como essa virão.

Em tempo: o DC também já teve outra experiência de cobertura pelo Twitter, quando a repórter Ticiane Aguiar acompanhou em Florianópolis o Twestival, encontro de twitteiros, em 12 de fevereiro. Mas o caso do corredor do ônibus é o primeiro numa reportagem propriamente dita, indo além da cobertura de um evento.