domingo, 23 de outubro de 2005

Diário de um novo mundo

Assisti ontem à pré-estréia do filme Diário de um Novo Mundo , primeiro longa-metragem do diretor Paulo Nascimento. O roteiro é baseado no romance Um Quarto de Légua em Quadro , do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil (de quem já tive a honra de ser aluno). Com Edson Celulari e Daniela Escobar nos papéis principais, a produção tem atores brasileiros, uruguaios e portugueses, além de um italiano. Grande parte da história foi rodada na Fortaleza de Santa Cruz, na ilha de Anhatomirim, arredores de Florianópolis. A fortaleza foi construída em 1739 e está bem preservada graças à restauração executada nos anos 1980 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O drama tem como pano-de-fundo o deslocamento de milhares de colonos portugueses das ilhas dos Açores para o Sul do Brasil, por volta dos anos 1750, para povoar a região então disputada com os espanhóis. O protagonista é o médico Gaspar de Fróes (Celulari) que acompanha a viagem de um grupo de colonos de Açores até Desterro (Florianópolis), onde se envolve com Maria (Daniela Escobar), esposa de um capitão do Exército. O romance é atravessado pela guerra colonial entre as duas potências ibéricas - é, na época Portugal e Espanha, pasmem, eram as maiores potências globais.

O filme conta com o mérito de levar para as telas um momento importante da formação do Brasil, ainda que não tenha a pretensão de contar essa história (os próprios colonos quase não aparecem como protagonistas do filme). O roteiro de Pedro Zimmerman, premiado no último festival de Gramado (assim como o próprio filme, no Júri Popular) é suficientemente bom para prender a atenção do público - o que merece aplausos em qualquer produção. Achei dispensáveis a participação especial do cantor Ney Matogrosso (na tela e na trilha sonora) e uma tentativa piegas de sensibilizar os expectadores catarinenses e gaúchos, no final. Ainda assim vale a pena assistir, principalmente para quem conhece pouco a história do Sul.

Nenhum comentário: