sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Ciência

Ando cada vez mais atraído pela divulgação científica. Bela matéria dentro dessa área saiu hoje no Estadão. A Universidade de Brasília (UnB), uma das mais conceituadas do país, abriu um curso de extensão onde cientistas de várias áreas investigam... a astrologia. A idéia é colocar os mapas astrais dentro de parâmetros inteligíveis para a ciência, de modo que esses parâmetros possa ser estudados e questionados por físicos, astrônomos, engenheiros, médicos e outros pesquisadores. Em resumo, permitir à ciência dizer, sem preconceito, se alguma coisa na astrologia faz sentido ou não. Pode parecer bobagem a muitos céticos, mas a mim pareceu um belo exercício intelectual. Cumprindo o que se espera do bom jornalismo, a reportagem traz também a visão de astrônomos que caem de pau no povo do horóscopo e acham um desperdício uma universidade pública investir nisso. A polêmica só enriquece o tema.

5 comentários:

Aline disse...

No dia 10 de setembro saiu na Folha uma materia muito legal sobre o conteudo cientifico publicado na Nature e na Science. Até eles (tao conceituados) publicam lixo... o mundo ainda ta salvo..hehe

ph disse...

Carlitão, me desculpe, meu amigo, mas essa matéria eu fiz há meses. Pode conferir lá no meu blog. Publicamos no caderno EU&, do Valor.
abs
ph

ph disse...

E digo mais: é um desperdício, sim. Um verdadeiro absurdo!! Os caras tem um núcleo de estudos esotéricos, ainda que tenha outro nome.

ph disse...

Procura lá no meu blog no mês de maio. Tá lá a matéria. O furo é meu e ninguém tasca :) E entrevistei até o Jean Bricmont, que publicou Imposturas Intelectuais com Allan Sokal.
abs

ph disse...

Aqui está o link direto.

http://ph-acido.blogspot.com/2006/05/sob-o-signo-da-polmica.html#links