domingo, 21 de novembro de 2010

Caraguatá


Depois que deixei meu antigo emprego, estou me sentindo um atleta. Brincadeira, é claro, mas consegui por enquanto trocar uma vida absolutamente sedentária por alguma atividade física. Tenho caminhado todas as manhãs, durante 45 minutos, parte do trajeto na pista de caminhada do Parque Ecológico do Córrego Grande. Já é um começo.

A prática diária durante quase um mês já me deu algum preparo físico, creio eu. Ao menos consegui aguentar numa boa - durante e depois - uma caminhada de cinco horas na mata, na segunda-feira de feriado, dia 15 de novembro. Acompanhei um grupo de Antônio Carlos, cidade natal da Cléia, numa caminhada ecológica promovida pela prefeitura, como parte das comemorações dos 47 anos de emancipação do município.


Exibir mapa ampliado

O destino foi a Reserva do Caraguatá. Trata-se de uma reserva particular do patrimônio natural, uma área de propriedade privada destinada à preservação, com reconhecimento dos órgãos públicos ambientais, com 1.854 hectares (18,5 km², ou uma vez e meia a área continental de Florianópolis). Leva o nome de uma orquídea típica da região.

Ali estão as nascentes de cinco rios, todos os que passam por Antônio Carlos e São João Batista. A preservação de fontes de água, além de uma variedade de plantas e animais, é uma das principais funções da reserva. É uma região acidentada, de Serra, com belas cachoeiras, onde antigamente funcionavam serrarias e carvoarias. Valeu o passeio, mesmo com chuva.

2 comentários:

Alícia Alão disse...

Que legal, Carlito!
O lugar parece lindo!
E parabéns pela prática de atividade física. O parque do Córrego é uma ótima pedida para isso.
Beijos,

Alícia

Anônimo disse...

Porra, que atleta! Invejo-o. Continue assim mô quirido. Saudades do teu senso de humor apurado.

Abraço.
Felipe Rosa