domingo, 17 de maio de 2009

Buscadores

Desta vez o exercício é a comparação de resultados entre nove buscadores (serviços web que rastreiam sites em busca de informação, a partir da palavras-chaves). A idéia é simples: fazer uma busca por "cura do stress" em cada um deles e comparar os resultados.



Usei como regra inserir em cada um dos buscadores as palavras "cura" e "stress", selecionando sempre a busca mais ampla possível (alguns serviços oferecem a opção de buscar apenas sites em português, ou apenas sites no Brasil).



Defini também alguns parâmetros para comparação entre os buscadores. A tabela abaixo apresenta a comparação entre os serviços de busca com base nos seguintes tópicos:



1. Sugestão:

Ao digitar as palavras-chaves, alguns buscadores já abrem uma lista com as buscas semelhantes mais populares, sugerindo ao usuário resultados relevante já de saída. Apenas o Google e o Ask.com oferecem esse recurso. No caso do Google, a sugestão vem acompanhada do número de resultados para o tópico.



2. Total de resultados:

Quase todos os buscadores informam o número total de sites encontrados para a busca, dando uma idéia da abrangência da pesquisa. O Yahoo! e o Altavista são os campeões nesse quesito, com 4,5 milhões de resultados.



3. Resultado mais relevante

Mesmo entre os cinco primeiros resultados, nem todos são realmente o que o usuário procura. Comparei entre os buscadores em que posição ficou o primeiro resultado que apresenta um site com a informação precisa procurada (informações sobre como curar o stress). O melhor desempenho foi o do MSN Live Search, que colocou um site de saúde com essas informações em 2° lugar entre os top 5. O Clusty coloca também em 2° lugar um artigo sobre o tema de um site de um instituto de psicologia e psicoterapia, mas em italiano.



4. Recursos adicionais

Alguns buscadores apresentam alguns recursos extras de busca que ajudam a refinar a pesquisa, com base nas buscas de outros usuários. O Google apresenta uma ferramente wiki, em que o usuário pode adicionar os resultados que considere mais relevante numa lista pública. O Yahoo! oferece o Yahoo! Respostas (disponível também no Altavista) em que usuários respondem a dúvidas uns dos outros, permitindo uma busca nessas respostas. Clusty, Ask.com e Dogspile oferecem listas de tópicos relacionados, agrupando resultados em tags mais específicas.



Buscador

Sugestão

Resultados

Mais relevante entre os Top 5

Recursos

adicionais

Google

Sim

1,4 milhão

Wiki

Yahoo!

Não

4,55 milhões

Wiki

Altavista

Não

4,53 milhões

Wiki

Radar Uol

Nâo

196 mil

Nâo

Clusty

Não

198

2° (italiano)

Tags

MSN

Não

562 mil

Não

Ask.com

Sim

209 mil

Nenhum

Tags

Dogspile

Não

Não informado

4° (inglês)

Tags





Conclusão



Para usuários que buscam prioritariamente sites em português, o Clusty e o Dogspile (ferramentas que na verdade compilam dados de outros buscadores) não são os mais úteis. Neste caso, por exemplo, não apresentarem resultados em português. O Dospile traz uma lista que mistura links patrocinados com links obtidos por busca orgânica, ainda que identificando quais são os patrocinados. O que pode ser uma desvantagem ou uma busca mais rica, dependendo do que procura o usuário.



O MSN apresentou um bom desempenho ao refinar resultados relevantes. Mesmo com um total de sites encontrados bem menor que o Google e Yahoo!, trouxe uma hierarquização um pouco melhor dos sites relevantes. O Ask.com, por outro lado, teve o pior desempenho. Nenhum dos cinco primeiros resultados trazia a informação buscada.



O público parece ter bons motivos para preferir o Google e o Yahoo! como buscadores. São os que varrem mais amplamente a Web e apresentam mais recursos de refinamento da pesquisa. Curiosamente, ambos apresentaram resultados de busca muito parecidos.

Nenhum comentário: