terça-feira, 5 de maio de 2009

Velejada


Meu amigo Gian é dono de um barco, um veleiro pequeno, modelo day sailer, batizado ainda pelo antigo proprietário com o poético nome de Gostosa. Vez ou outra o Gian me chama para um passeio de barco na Baía Norte. Foi o que aconteceu no domingo, quando saímos por volta das 11 horas da marina em Santo Antônio de Lisboa e voltamos só perto das 18 horas.

Com o tempo, o Gian foi pegando o jeito de velejar (eu também vou aprendendo um pouco, a foto não é só estilo). Ele também foi se equipando, fissurado que é por badulaques. Um deles é um GPS. Além de orientação, o aparelhinho permite registrar o deslocamento do barco, marcando a trajetória num mapa e acumulando dados como a velocidade alcançada e distância percorrida.

O GPS é capaz também de gerar um arquivo que agrupa esses dados e pode ser lido pelo Google Maps e Google Earth. O resultado está aí abaixo. Fomos longe dessa vez, hein? Partimos de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, e quase tocamos Governador Celso Ramos.


Visualizar Velejada de domingo 3/05/09 em um mapa maior

3 comentários:

Frank Maia disse...

invejei! =D

Felipe Rosa disse...

Tô esperando o convite.

Giancarlo Proença disse...

A modéstia do Carlito não permitiu que ele escrevesse que conduziu o barco por quase metade das mais de 20 milhas percorridas no domingo. Está ficando cada vez melhor parceiro de velejada, esse guri.