sábado, 16 de maio de 2009

Leitor RSS x Google Reader

Confesso que comecei a usar tanto o leitor de RSS quanto o Google Reader para fazer este exercício. Não tinha me interessado pela leitura de feeds talvez por não ter conseguido entender muito bem como o sistema funciona e para que serve. Feita a experiência, acredito que passarei a usá-lo. Mas vamos tentar esclarecer do que estou falando, para um eventual leitor que, como eu, possa se considerar ignorante em relação ao tema.

RSS

O RSS (Real Simple Syndicate, ou Distribuição Realmente Simples, em português) é um sistema que permite acompanhar as atualizações de um site. Em vez de visitar com frequência um blog ou portal de notícias, por exemplo, para ver quais posts ou notícias novas entraram lá, você checa essas atualizações por meio de um programa instalado no computador (ou serviço web) e só entra nos links que achar mais interessantes. Poupa tempo, especialmente quando se acompanha diariamente um número considerável de sites.

Para usar o RSS, é preciso que o site a ser acompanhado tenha o sistema instalado. Um logo padrão, como na imagem acima, informa ao visitante que o site tem o sistema. Também é preciso que o usuário tenha uma ferramenta de leitura de RSS, que pode ser um programa instalado no computador (leitor RSS) ou a assinatura de um serviço web. Os sites que disponibilizam o sistema geram um endereço RSS próprio, chamado de feed, que precisa ser informado à ferramente de leitura para que o site possa ser acompanhado. Em geral encontra-se o feed clicando no ícone RSS do site.

Leitor RSS

Uma das formas de usar o sistema, portanto, é instalando um programa no computador do usuário, um leitor de RSS. Há vários programas gratuitos desse tipo disponíveis, inclusive como complementos do popular navegador Mozilla Firefox. Busquei alguns leitores e acabei optando pelo QuickRSS, um leitor leve e simples, indicado para um novo usuário como eu. Alimentei o programa com alguns sites de notícias e blogs e o utilizei por três dias.

A interface é semelhante a de um programa de leitura de e-mails, como o Microsoft Outlook. Na coluna à esquerda, ficam os sites acompanhados, que podem ser organizados em pastas. À direita, no campo superior, as últimas atualizações do site selecionado e, abaixo, o link para a atualização (post ou notícia) selecionado no campo de cima. Ao clicar nesse link, a página web é aberta dentro do próprio programa, subistituindo toda a área da direita, sem a necessidade de rodar o navegador. A partir daí, é possível navegar dentro do site escolhido.

Google Reader

Uma outra forma de acompanhar as atualizações de sites é assinar serviços web como o Reader, um dos mais populares, com a grife Google. O Reader é o que podemos chamar de ferramenta de web 2.0, comparado a um leitor como o QuickRSS. Tudo é feito no navegador, sem precisar instalar um software específico. Primeiro é preciso criar uma conta (quem usa Gmail ou outro serviço do Google já a tem). Depois basta entrar no site do Google Reader e digitar nome de usuário e senha.

A interface é amigável, semelhante à do Gmail (e de um leitor RSS). Clicando em "adicionar inscrição" acrescenta-se um site à lista dos que serão acompanhados, com a possibilidade também de organizá-los em pastas. O funcionamento é semelhante ao do leitor de RSS. Ao clicar num link de interesse, no entanto, a página é aberta numa nova aba ou janela do navegador, permitindo abrir vários sites ao mesmo tempo.

leitor 1.0, Reader 2.0

O Google Reader é claramente uma ferramenta mais avançada (no sentido de apresentar mais recursos e praticidade) do que leitores como o QuickRSS. A primeira vantagem se deve ao fato de o Reader ser um serviço web. Além de dispensar o download e instalação de um programa de leitura de RSS, o Reader pode ser aberto em qualquer computador com acesso à internet. Essa portabilidade, por si só, é uma diferença-chave em favor do Reader, mas não é só isso.

O Reader é integrado ao buscador do Google, o que lhe dá outra grande vantagem em relação aos softwares de leitura. Para adicionar um feed ao QuickRSS, por exemplo, primeiro é preciso usar o navegador para encontrar o site que se quer acompanhar, entrar o endereço de feed do site e então copiá-lo para o software.

Já o Reader faz essa busca. O campo "adicionar inscrição" aceita também termos de pesquisa. Coloca-se uma palavra, em vez de endereço RSS. O Reader apresentam então resultados de busca de sites RSS correspondentes ao termpo pesquisado, que podem então ser adicionados.

Outro recurso adicional do Reader é a possibilidade de compartilhamento de informações encontradas na Web. O compartilhamento permite enviar links a outras pessas, com a possibilidade de acrescentar observações, desde que elas também usem a ferramenta.

O compartilhamento pode ser feito não só dos links de sites que são acompanhados, mas de qualquer página. A partir da página pessoal do Google Reader, é possível arrastar para a barra de ferramentas do navegador o botão "nota do Reader". Ao encontrar algo interessante num site, clicar nesse botão permite enviá-lo a um grupo de usuários incluídos na sua lista de amigos.

O Google Reader também apresenta estatísticas de utlilização dos sites acompanhados, mostrando a relação entre a quantidade de ítens postados no site e a de itens lidos por você. Assim é possível ver graficamente quais sites têm sido mais úteis. Para o trabalho de um jornalista, isso é especialmente útil quando vários sites precisam ser acompanhados e torna-se necessário, em função do tempo, priorizar alguns. O Reader também indica alguns feeds não incluídos na lista pessoal, em função do índice de leitura por outros usuários com perfil semelhante

Conclusão

O leitor RSS oferece, digamos, um serviço mais básico de acompanhamento de feeds. Tem a desvantagem de funcionar apenas na máquina onde o software está instalado. É útil para acompanhar alguns sites selecionados, nos quais é preciso fazer uma checagem rápida, sem a necessidade de abrir o navegador e digitar nome de usuário e senha. Também é mais simples, e talvez mais indicado para quem não está habituado com serviços web e usa a internet usualmente apenas para visitar um grupo limitado de sites.

O Reader é uma ferramenta mais completa, sem deixar de ser simples e acessível também ao usuário com pouca familiaridade com o RSS. Mas parece ser melhor aproveitada por quem faz uso mais intensivo da web, como é o caso (ou deve ser) de um jornalista. Os recursos do Reader permitem gerenciar melhor uma quantidade maior de sites, além da possibilidade de ser usado como um meio de troca de informação, com o compartilhamento, e de funcionar também como ferramenta de busca de feeds.

Depois da primeira experiência com as duas ferramentas, a tentação é afirma que o Google Reader deixa os leitores de RSS, como o QuickRSS, obsoletos.

Nenhum comentário: