sábado, 27 de dezembro de 2008

Navegadores

Leio mais na internet que em outros suportes. E por trabalhar na edição online de um jornal, instalei vários navegadores no meu computador, para ter uma idéia que como o diario.com.br se comporta em cada um deles. Instalei a versão mais recente dos cinco navegadores mais populares, segundo o Market Share, pesquisa da empresa Net Aplications.

O
Internet Explorer ainda reina absoluto, com 69% dos usuários (somando-se as versões 6 e 7. Tenho o IE8 (versão beta, ou seja, em teste), mas ele não traz grandes mudanças em relação ao IE7. Ainda é o padrão. Por vir acoplado ao sistema operacional Windows (89% dos usuários) tem mesmo que ser o mais usado. Qualquer site precisa funcionar bem no IE. Tem a desvantagem de ser o mais visado por hackers e criadores de vírus, justamente por ser o mais popular. É mais lento que os concorrentes.

O meu preferido é o segundo em popularidade. O
Mozilla Firefox (somando-se as versões 3 e 2) acaba de ultrapassar a marca de 20% dos usuários, o que não é nada desprezível. É mais rápido e conta com centenas de complementos que podem ser baixados e adicionar funcionalidades ao navegador. E para os sites que ainda são feitos só para o IE (são poucos hoje), um complemento (IE tab) permite rodar o navegador da Microsoft sem sair do Firefox.

O terceiro em popularidade é o
Apple Safari, com pouco mais de 7% dos usuários. É um desempenho ruim, considerando que o Safari é o navegador "oficial" dos computadores MacIntosh. Mesmo com uma versão que roda em Windows, o Safari é menos popular que o sistema operacional Mac OS da Apple (quase 9%). Nâo gostei muito do Safari. Pelo menos a versão para Windows. Não enxerga bem qualquer site.

O quarto e quinto lugares estão com o novo
Google Chrome (0,83%) — ainda em versão beta — e o Opera (0,71%). Eles têm a vantagem de serem mais rápidos que os outros (o que não é de se jogar fora). Gostei mais do Opera. O Chrome, por ser uma versão beta, ainda não funciona 100% em muitos sites.

Nenhum comentário: